terça-feira, 30 de setembro de 2008

20/23-08-2008 Senhora d’Agonia (2)

Embelezamento e decoração das ruas

Para a “Procissão ao Mar”as ruas da Ribeira tradicionalmente são enfeitadas com os tapetes floridos, testemunho da profunda devoção religiosa que se faz sentir por esta terra.
Este ano a confecção dos tapetes das ruas da Ribeira teve por matéria prima sal, colorido de várias cores, tendo-se gasto toneladas, mais do que seria inicialmente previsto e aceitável, só que a irregularidade do piso das ruas, nomeadamente as fendas das pedras das calçadas, fez com que se gastasse muitas mais centenas de quilos. Esta informação foi confidenciada à “Caramulinha” pelo responsável e coordenador das decorações há já duas décadas, o Sr. José da Conceição e que ao contrário do que muita gente diz e tem escrito, ele nem sequer é morador desta zona. Antigamente, o bairrismo das suas gentes transformavam em audazes competições a confecção do melhor e mais belo tapete. Pela noite dentro de 19 para 20, criam-se deleitosos tapetes de sal, com flores e areia, colocando nos diversos pontos alguns embelezamentos artísticos de instrumentos da faina da pesca, ancoras, replicas de monumentos e figurantes típicos da terra, para que, no dia 20, ali passe a Senhora d'Agonia em procissão.
Visitar os tapetes e a sua confecção durante a madrugada são já grandes atracções da romaria, com milhares de pessoas nas ruas durante toda a noite do dia 19 para o dia 20 assistindo ao serviço deveras cansativo dos voluntários na maioria pertencentes a famílias de pescadores.
A “Caramulinha” chegou por volta das 10.30h do dia 20 para admirarmos estes magníficos trabalhos e ainda estavam a terminar a decoração da última rua próxima à Igreja.

Aqui vos deixamos algumas fotos, verdadeiros testemunhos desta cultura Vianense.













Continua…

Sem comentários: