segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Acampamento em Viseu (4)

12 a 14 de Setembro

PR4 Rota de Santa Eufémia (B)
9km / Circular (Cepões)
REDE DE PERCURSOS PEDESTRES DE VISEU

Notas da “Caramulinha”

É mais um agradável percurso homologado pelas Entidades competentes que proporcionam ao Caminhante conhecer estas belas regiões da “Terra de Viriato”.
Esteja com atenção ao trilho pois, nalguns pontos desenrola-se em “laço”, devendo regressar pelo mesmo itinerário nesses pontos e retomar novamente no desvio.
Apenas a alguns dias da festa de Santa Eufémia, podemos assistir à azáfama dos preparativos dos andores e figurantes do cortejo para o dia 16 que se aproximava.

Conversamos com o Sr. Horácio, conhecido agricultor da região, que guiava a “carriça” a puxar a carroça carregada de palha “pra ela comer e o que não quiser faz de cama”, dizia ele, falando-nos ainda um pouco sobre as festividades em Honra de Santa Eufémia.
Deve-se percorrer com calma este trilho, contemplando tudo que ele nos oferece, onde alguns lugares como os “Moinhos da Igreja” outrora construídos na margens do pequeno Rio Seixal, são lugares paisagisticamente bucólicos e testemunhos de grandeza e riqueza rural doutros tempos.
No final, pelas imediações da Igreja de S. Francisco, fomos almoçar ao pequenino e típico Restaurante “Curral da Burra”um espaço transformado com alguma originalidade, onde nos foi servido um arroz de feijão “malandro” acompanhado de saborosas fêveras grelhadas, prato simples mas muito apetecível.
Dialogamos com a Dª Isabel, proprietária que nos serviu e nos pareceu grande batalhadora a tocar a vida para a frente, religiosamente muito crente.
Obrigada, Dª. Isabel, pela sua simpatia.

Fotos do Percurso (2)





Continua…

Sem comentários: