quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Por Terras da “Vilariça” (3)

Rede de Percursos Pedestres
de Alfandega da Fé

PR Trilho da Serra de Bornes


Chegávamos a um dos pontos altos a sul da Serra de Bornes e para nosso gáudio, parávamos a viatura para deixar passar um rebanho de 120 ovelhas, conduzidas pelo pastor António.
Foi um quadro fantástico nesta manhã cinzenta, que começa a ser raro de ver.

Iniciamos este trilho circular, com uma extensão de 8km, logo pela fresca da manhã, partindo do Santuário da Sra. Das Neves por um caminho que passa pelo bosque e por magníficos soutos de belos e enormes castanheiros.

Seguindo pela estrada florestal sempre em ascendente, chegamos ao marco geodésico de Bornes, a uma altitude de 1200 metros.

Este espaço é hoje um parque onde estão instaladas centrais e enormes antenas de captação pertencentes a várias entidades de comunicação.
Deste miradouro desfruta-se de vistas magníficas da Serra de Bornes.

Depois desta contemplação descemos por um estradão largo de terra batida onde o vento levantava muito pó contra os nossos rostos e chegamos ao cruzamento da Estalagem.

Aí tomamos um estreito caminho que nos conduz ao Núcleo Rural do Covelo, onde podemos assistir à apanha da batata, transportada por um jumento desde o campo até à carrinha dos agricultores.

Por estas terras os “asinos” são ainda criados e empregues na locomoção da típicas carroças do meio rural.
Depois entramos pelo núcleo habitacional, não avistando ninguém na rua e onde se vê feijão e cebolas a secar à porta dos currais dos burros e das casas.

Os últimos metros foram percorridos em ascendente até à EN que, atravessando, chegávamos novamente ao Santuário.
Num dos bancos que ladeiam o pátio descansamos e lanchamos fatias de piza com atum e salsicha, acompanhadas de refrescante verdinho e frutas, “abastecimento” que ficou dentro da mala do carro, na arca com gelo.
Relaxávamos assim, desta agradável caminhada, ali sentados, contemplando a paisagem, ouvindo o canto das aves e do vento.

Continua…

Sem comentários: