domingo, 30 de novembro de 2008

12-10-2008 Aldeia de Quintandona (1)

Freguesia de Lagares - Penafiel
Vale do Sousa

«A aldeia de Quintandona é um lugar da Freguesia de Lagares, concelho de Penafiel. A história de Lagares remonta a épocas recuadas. A influência dos romanos atesta esta afirmação. Com efeito, alguns dos seus topónimos são de origem latina, nomeadamente Quintandona (de Quinta de Ónega ou de Dona Ónega), segundo A. de Almeida Fernandes.

Quintandona, juntamente com Escariz e Ordins, terá sido um núcleo populacional fundamental para a organização deste território. A ocupação remontará à época do povoamento, que teve lugar por meados do séc. VI.
Segundo J. Monteiro de Aguiar, os primeiros documentos escritos referentes à “villa de Lagares” datam de 1088.

No Foral Manuelino de Penafiel, o Rei Venturoso não esquece alguns casais de Lagares, exigindo tributos para consolidação das finanças régias, reforçando o poder central. Desses casais, cinco eram de Quintandona e pagavam nove reais cada um.
Hoje, a aldeia de Quintandona, consiste numa aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitectura singulares.

Na verdade, as características arquitectónicas do património que a define, a combinação do xisto, com granito amarelo e ardósia, e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, quando “descobertas” pelas gentes urbanas das proximidades, conduzirão a uma fervorosa procura por este local.

A preservação da arquitectura do edificado de Quintandona, bem como a requalificação dos espaços, deve-se ao empenho da Câmara Municipal de Penafiel, com a colaboração da Junta de Freguesia de Lagares e dos habitantes de Quintandona, através de um projecto apresentado pela ADER-SOUSA, no âmbito da sub-acção 7.1 da Medida AGRIS, restituindo à aldeia todo o encanto de outrora.

O actual lugar de Quintandona tem à volta de 64 habitantes com uma média de idades de 34 anos. Tem-se notado nos últimos tempos uma forte procura de casas e terrenos para compra e uma maior fixação de casais jovens neste lugar. Muitas gentes que visitam Quintandona começam a procurar um espaço para Turismo Rural e uma busca pelos sabores e tradições desta Aldeia.»

Continua…

Sem comentários: