domingo, 30 de novembro de 2008

12-10-2008 Aldeia de Quintandona (3)

Freguesia de Lagares - Penafiel
Vale do Sousa


Notas da “Caramulinha”


Esta bela e simpática Aldeia, muito bem recuperada e preservada, distando apenas cerca de 30 km do Porto, tem sido ao longo dos últimos anos visitada não só por turistas anónimos ou amantes da Natureza mas, também por figuras ilustres da nossa sociedade, como foi, por exemplo a visita a 22 de Fevereiro deste ano, de Sua Excelência o Sr. Presidente da Republica, Dr. Aníbal Cavaco Silva, que também se deixou render aos encantos desta maravilhosa Aldeia.

Gastronomia / Usos e Costumes
Um prato típico da Aldeia e sobejamente conhecido pelas gentes da região, é o “Caldo de Quintandona”, confeccionado durante os dias da “Festa do Caldo”(grande demonstração da gastronomia local) que serve de mote para dar a conhecer esta singular localidade do Vale do Sousa, juntamente com actividades desportivas e culturais, nomeadamente o teatro, o artesanato ou os usos e costumes da Aldeia.
Aguardamos uma oportunidade para podermos estar presentes e provar esse famoso caldo que… “desenfeitiça as pessoas” – segundo diz o Grupo de Teatro «comoDEantes».

Caminhada


Ainda com algum tempo neste dia esplendoroso de Sol, efectuamos uma curta caminhada de 4 km (ida e volta) até Lagares, pelo Monte do Alto de Lagares.
Mas, quem quiser pode optar ir mais longe, por exemplo, até ao Parque de Merendas de Capela, por caminhos rurais e estrada, contornando as margens da Ribeira dos Moinhos.

Almoço


Após estas agradáveis visitas, havia que recuperar algumas energias despendidas.
Seguindo pela EN15, deslocamo-nos até Baltar, concretamente ao Restaurante Chalé, situado na Rua Central da Vandoma, ali naquele recanto do lado descendente de Baltar.
Fomos muito bem servidos. A agradável “perna de porco” assada, que acompanhamos com o suave e apetecível vinho da casa “Chalé”. A simpatia do Gerente, Sr. Manuel Monteiro e seus Colaboradores, faz-nos sentir como em casa.
Para conhecerem as especialidades deste restaurante, visitem o site: http://www.chalerestaurante.pt.vu/
Para ti, Sérgio Silva, sabe que o Grupo “Caramulinha” te deseja as Maiores Felicidades pessoais e profissionais.




Beijinhos para Todos.

A “Caramulinha” reparte assim com vocês estes momentos bem passados!

Sem comentários: