sábado, 8 de novembro de 2008

14-09-2008 Leça do Balio (1)

Os Hospitalários no Caminho de Santiago

Elementos do Grupo “Caramulinha” assistiram ao programa da tarde de Domingo, da 3ª Edição do Evento “Hospitalários no Caminho de Santiago” que se realizou no Mosteiro de Leça do Balio, um dos mais importantes Mosteiros Portugueses, de estilo gótico, ex-libris do Concelho de Matosinhos. Este Mosteiro foi a primeira sede em Portugal da Ordem Militar dos “Cavaleiros de S. João de Jerusalém” no ano de 1003, Freires cavaleiros que mais tarde foram reconhecidos por “Ordem do Hospital”.
Ao longo dos vários dias (11 a 14) que se desenrolou o Evento, foi possível assistir-se à recriação dos combates, torneios, feira instalada, ceias medievais, música e danças, tabernas, artesanato, shows de falcoaria e passeios de burro, entre outras apresentações.

Também provamos a “sangria” de frutos do bosque.
Que bebida refrescante e deliciosa.
Realizou-se a “Peregrinação” pelos Caminhos de Santiago, desde a Capela de Santo Antoninho do Telheiro até ao Mosteiro de Leça do Balio, percorrendo as actuais ruas da que foi outrora Via Romana, proveniente de Olissipo (Lisboa), passava a Calém (Porto) na Ponte das Barcas e por S. Mamede de Infesta seguia para Bracara Augusta (Braga).
Sabe-se que ao longo dos séculos, este Mosteiro foi paragem de acolhimento dos Peregrinos do Caminho Português de Santiago, apoiando desde o mais pobre até às figuras ilustres, como nossos antigos Reis.
Com o passar dos tempos e por diversos motivos, tal como em muitos outros lados, caiu em desuso este acolhimento – inclusive a própria rota – que leva os Peregrinos cerca de 1 km de distância, a atravessar a via norte (EN14) junto à Ponte Romana de Ronfos, quiçá o lugar mais perigoso para quem fez, como dois elementos do nosso Grupo, esta peregrinação de 260 km até Compostela. Ainda hoje, em pleno séc. XXI, faz-nos confusão, ao verificarmos que nada foi ainda alterado – por exemplo, uma ponte pedonal a alguns metros do solo sobre a via – e continua-se, ao que parece, nos últimos anos, apenas com alguns sustos.
Graças a Deus e a Santiago!
Muitos Peregrinos (concretamente os que optam por fazer a Peregrinação de bicicleta) na localidade de Araújo, junto ao Senhor dos Aflitos, seguem para a Ponte Medieval de Moreira, passando pelo Cemitério e retomam a rota (sempre sinalizada pela seta amarela) na Zona Industrial das Guardeiras.
Infelizmente e com muita pena nossa, não pudemos assistir a esta recriação de caminhada tão simbólica, realizada no Domingo, da parte da manhã.

Continua...

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

“Quando se viaja em direcção a um objectivo (…) é muito importante prestar atenção ao Caminho. O Caminho é que nos ensina sempre a melhor maneira de chegar, e enriquece-nos enquanto o cruzamos”

Paulo Coelho in Diário de um Mago

Bom Caminho: http://clubedeatletismodeovar.blogspot.com/2008/02/caminhos-de-santiago.html