domingo, 16 de novembro de 2008

27-09-2008 PR Trilho do Corgo (5)

(Alvações / Lobrigos) 11 km / Circular
Rede de Percursos Pedestres
Santa Marta de Penaguião


Notas da Caramulinha (B)

O nosso entusiasmo e encanto por esta região, o “Alto Douro Vinhateiro” PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE, é tal que nos levou a efectuar uma pesquisa literária um pouco diversificada, com textos que narram as “Fénix” deste paraíso vinícola, a “casta, os montes, os rios e as gentes” (que iremos descrever mais pormenorizadamente num próximo post), bem como um resumo do romance de Camilo Castelo Branco, “A BRASILEIRA DE PRAZINS”, onde Camilo eterniza Alvações do Corgo.
Todavia, queremos já hoje evidenciar uma figura “ilustre” desta região, o Padre Mestre Dr. Frei João de Mansilha, natural de S. Miguel de Lobrigos.
Foi um dos fundadores da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, juntamente com o Dr. Luís Beleza de Andrade e o espanhol biscaínho D. Bartholomeu Pancorbo, dando seguimento às regras impostas por Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e ministro do Rei D. José, criador da 1ª Região Vinícola “Demarcada” do Mundo!

Castas que se cultivam em Portugal

O termo casta tem a sua origem no latim, significando pura, sem misturas, e o seu significado é: característica comum de um conjunto de videiras, provenientes de uma ou de várias plantas morfologicamente semelhantes, existindo castas autorizadas e recomendadas nas regiões demarcadas. A mesma casta em solos e climas diferentes origina vinhos diferenciados, embora algumas componentes aromáticas próprias da casta se mantenham. As castas estão classificadas em brancas, tintas e rosadas, em função da cor da sua película.

Texto: (resumo) LusoWine

À parte do 1º pormenor que descrevemos e que deve ser corrigido (por exemplo: uma pequena porta inserida no mesmo portão mas, que deixe passar os Caminheiros um de cada vez e que após a passagem volta-se a fechar com um trinco), damos os parabéns à Câmara de Santa Marta de Penaguião por, tal como outros Municípios do País e que aqui já temos evidenciado, teve a coragem em apostar numa Rede de Percursos Pedestres muito belos e devidamente sinalizados.
Pela nossa parte, desejamos que o projecto venha a ser um êxito e traga muitos Turistas e Amantes do Pedestrianismo às terras deste Concelho e fiquem, tal como nós, rendidos e apaixonados com tanta beleza!

Muito Obrigada.
A “Caramulinha” agradece!

Continua…

Sem comentários: