domingo, 2 de novembro de 2008

Quinta da Conceição 02-11-2008 (1)

Leça da Palmeira / Matosinhos

Agradáveis Notícias da Câmara Municipal de Matosinhos:

«No próximo sábado, dia 1 de Novembro, a Quinta da Conceição reabre com novo rosto.

As obras de requalificação daquele que é um dos espaços verdes privilegiados do Grande Porto estão na recta final. O investimento total ronda os 300 mil euros.O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, visitou a Quinta de Conceição no dia 29 de Outubro, tendo a seu lado, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o Vereador da Educação e Qualificação Urbana, Prof. Correia Pinto.

Esta intervenção passou pela construção de um parque de merendas, pelas obras de conservação da Capela de S. Francisco, localizada junto ao campo de ténis, pelas obras de conservação das esculturas e fontes que se encontram espalhadas pela Quinta e que fazem deste espaço um local único de fruição simultânea de obras de arte e da natureza.

A intervenção incluiu também a construção de um parque infantil e a conservação do pavilhão do campo de ténis, para além de ter garantido um reforço e qualificação da iluminação pública de todo a Quinta.Refira-se também que, a partir do próximo sábado, dia 1 de Novembro, as quintas da Conceição e de Santiago passam a estar ligadas, através da passagem criada pelo arquitecto Fernando Távora, e que até agora estava fechada.

Apenas a Capela de S. Francisco vai continuar fechada ao público, uma vez que se encontram ainda a decorrer minuciosos trabalhos de restauro. O Vereador Fernando Rocha explicou, nesta visita, que no restauro do retábulo, foram descobertas pinturas do século XV. No final do mês de Novembro, já será possível visitar esta pequena capela que confere um particular encanto à Quinta da Conceição.

A origem daquele que é actualmente o principal parque público municipal de Matosinhos, remonta à instalação, neste local, em 1481, do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de S. Francisco.Já no século XX a Quinta da Conceição, que confinava com as margens do Rio Leça, entra na posse da Administração dos Portos de Douro e Leixões com vista à construção da doca nº 2 do Porto de Leixões.

Em 1956 a restante propriedade é arrendada pela Comissão de Turismo da Câmara Municipal para a criação do “Parque da Vila”, sofrendo na década de 60 importantes melhoramentos coordenados pelo arquitecto Fernando Távora onde se destacam o campo de ténis e a piscina, esta última da autoria do arquitecto Siza Vieira.» …

Texto (resumo) C.M. Matosinhos

Continua…

Sem comentários: