sábado, 27 de dezembro de 2008

02-11-2008 Vale de Campeã – Vila Real (1)

PASSEIOS DA CARAMULINHA
Caminhos do Vale Sereno – 3km

«Eis-nos na região Norte de Portugal, no montanhoso Distrito de Vila Real, a 41º/42º a Norte do Equador e a 7º/8º a Oeste de Greenwich. Ladeando-o os Distritos de Braga e Porto a Oeste, Viseu a Sul, Bragança a Este e Espanha a Norte. Campeã... região situada a Sudoeste do Concelho de Vila Real que compreende as Freguesias de Vila Cova e Campeã, limitadas a Nordeste pela Freguesia da Pena e a este pela de Torgueda.
O verde e o cinzento fundem-se em harmoniosa união; o verde dos campos férteis e viçosos e o cinzento das imponentes serras do Marão e Alvão que ladeiam esta localidade.

Destas serras, extensos ribeiros, como o de Azibais, Azevinheiro, Vila Cova e Bouvinhas caminham com avidez para se encontrarem no extenso vale, salpicado aldeias de negro vestidas pelo xisto e pela ardósia, tais como Pêpe, a mais populosa, Quintã, Aveção do Cabo, Chão Grande e Aveçãozinho, entre outros lugares. Estas populações, outrora mais isoladas, estão actualmente em união por ramais de estreitas estradas municipais. As distâncias encurtam-se e para que o longe se torne perto, construiu-se o IP4, cujo aparecimento favoreceu particularmente esta região.
Este fértil e verdejante Vale, outrora uma lagoa montanhosa, cujos vestígios ainda se encontram na Lagoa da Sardoeira na Quintã, é um dos mais produtivos do concelho de Vila Real, em virtude de ser formado por terras de aluvião, arrastadas pelas torrentes caudalosas dos ribeiros, que no rigor do Inverno descem, depositam-se e infiltram-se no solo, adubando-o. As vertentes vestem-se de carvalhos, cujas folhas caducas amarelecem no Outono, cobrindo o solo de um manto castanho dourado.

Os ramos aquecem no Inverno os lares e a alma desta gente, os troncos transformam-se em mobiliário; vestem-se de pinheiros que acentuam durante todo o ano o verde do vale, agasalhando as gentes e dando no choro dos seus troncos a resina tão útil a diversas indústrias. O colorido das montanhas é ainda acentuado pelos pequenos arbustos, tais como, carquejas, urzes, tojos e giestas. Bordando os ribeiros encontramos os sedentos vidoeiros, os salgueiros, amieiros e vimeiros tão úteis ao artesanato local. Desta miscelânea vegetal salientamos ainda o freixo, o cedro e a tília que saltando de um lugar para o outro, vão salpicando o vale e ornando as estradas. O nosso olhar pousou no verde e vermelho do doce azevinho que apesar de ameaçado de extinção, ainda "vive" em abundância nesta fresca paisagem.

Os rigores do frio e a aspereza das montanhas não impede que as pessoas desta região tenham como principal actividade a agricultura. A riqueza do vale proporciona a produção variada de espécies vegetais, sendo de destacar a batata, conhecida pelo nome de "ginja", com características especiais, como polpa mole, pele avermelhada e sabor muito agradável. Esta batata é muito usada para semente, é resistente às doenças dos batatais e adaptou-se facilmente ao solo. Os castanheiros abundam e o seu fruto é comercializado, quer "pilado" seco no "caniço" quer ao natural. São duas as espécies cultivadas: a castanha "bebim", grande, de bom sabor, utilizada na culinária e a castanha"benfeita", de tamanho médio, muito boa e de óptimo sabor, consumida ao natural ou em receitas de culinária diversas.

É de destacar a criação de gado maronês, cuja elevada qualidade se deve às excelentes pastagens do Vale da Campeã. Dada a sua importância económica na região, realizam-se duas feiras de gado nos dias 10 e 21 de cada mês. Existe ainda uma excelente produção de vinho nas povoações de Cotorinho, Montes e Parada. Para além destas actividades, as nossas "gentes" dedicam-se ainda ao cultivo do milho, trigo, centeio, feijão e outros produtos hortícolas, que constituem a base da nossa alimentação. De realçar que os campos estão coloridos pela existência de árvores de fruto, tais como a macieira, pereira, pessegueiro, cerejeira, figueira, aveleira, ameixoeira, entre outras.»
Texto: Alunos 3º/4º Ano da Escola EB1 – Vendas

Obrigada!... Por estas palavras tão belas como descreveis a vossa maravilhosa terra.
Nesta tarde esplêndida de Outono, fizemos um pequeno e improvisado passeio de 3km pelo “Vale Sereno” desta simpática Freguesia que, brevemente regressaremos para um percurso mais extenso e nos dará a conhecer outras povoações e outros lugares igualmente prósperos e belos.
Para o próximo dia 9 estaremos no S. Martinho de Mondim de Basto.
Contem connosco!

Até lá,
Beijinhos da “Caramulinha”

Continua…

Sem comentários: