terça-feira, 30 de dezembro de 2008

09-11-2008 Mondim de Basto (2)

Comemoração do S. Martinho

No final da Caminhada teve lugar o almoço, onde se incluía mais uma vez o já nosso conhecido tradicional prato de “milharos”, quentinho para aquecer os corações e com muita variedade de carnes a rechear aquelas papas de milho. Que saboroso este prato, outrora comido só pelos pobres, que não tinham arroz nem massas para variar a sua dieta. Fêveras, morcelas e entrecosto grelhados iam saltando dos assadores para o pão dos viandantes a aguardar na fila. Frutas, sumos e vinhos da região completavam a “ementa”. Não comam muito - dizia alguém - senão, depois logo ninguém consegue saltar ás cordas ou caminhar no jogo das tábuas.

Da parte da tarde decorreram então os jogos tradicionais: saltar à corda, das poldras, (uma novidade este jogo que ainda não tínhamos presenciado e também participamos com alguma dificuldade, pois o guia leva os olhos vendados e é conduzido pelo 2º elemento, onde todo o grupo tem de chegar ao fim sem pousar os pés no chão).

Também a já conhecida e sincronizada corrida das tábuas, bem como a prova à resistência no jogo da corda dos quatro cantos, sempre espectaculares, onde participam novos e velhos, acompanhados de música com desgarradas para animar a malta.

Não interessa quem ganha mas, que todos se divirtam neste dia de S. Martinho, o Santo que, enquanto jovem soldado também gostava da … paródia.

Pelas 17.30H a fogueira começou a arder e toda a gente foi se juntando ao redor. As castanhas já despejadas entre a caruma, começaram a ficar com casca negra e douradinhas. Toca a agachar e a tirá-las da apagada fogueira. Quentes e boas, acompanhadas de pinga tinta. Depois apareceu um néctar e raro “tintol” especial da terra, semelhante ao vinho da Madeira. Que maravilha!

Da fogueira vem a “matéria prima”, esse pó que os dedos da mão artista espontaneamente pinta os rostos farruscos dos mais audazes.
Aquele grupo do costume mais uma vez cantou a Marcha de Mondim, desta vez um pouco mais desafinados (porque seria? ih ih ih) mas os versos daquele poema estremecem-nos!

Num ápice, a luz Solar desapareceu e os turistas viandantes foram-se despedindo dos Mondinenses que ficaram mais algumas horas em diversão no bar do Parque de Campismo, gerido pela FCMP e que nestes Eventos colabora com a Freguesia. Bem hajam!

Despedimo-nos de todos com Amizade, agradecendo ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Gomes, mais um dia encantador que passamos em convívio amigo e fraterno, e enaltecemos aquele carinho que vocês sempre partilham com que vos visita.

A “Caramulinha” Agradece!

Continua...

Sem comentários: