sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

19-10-2008 Vale do Ave (1)

Santo Tirso
Mosteiro de S. Bento / Museu Municipal


Num agradável dia Outonal, o Grupo Familiar “Caramulinha” efectuou um pacato passeio por alguns locais emblemáticos de Santo Tirso, cidade encaixada nesse histórico e riquíssimo Vale do Ave.

Caminhamos pelo belo Parque D. Maria II, local bastante aprazível, ornamentado com jardins de flores, plátanos e palmeiras, que lhe transmitem tanta beleza. Evidenciam-se também o coreto, um parque infantil e uma telúrica cascata de água.
Do miradouro avistamos o Mosteiro de São Bento e o sereno Rio Ave. Ao longe, lá no alto, vislumbra-se o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, que já conhecemos há alguns anos, quando percorremos esse emblemático trilho “À descoberta da Nascente do Rio Leça”, no Monte Córdova.



Mas hoje, quisemos conhecer mais pormenorizadamente o Mosteiro de S. Bento, ex-libris do património religioso edificado desta bela região e efectuar também essa cultural visita, à muito adiada, ao Museu Municipal Abade de Pedrosa, que funciona numa ala do Convento deste antigo Mosteiro.

O Museu Municipal Abade Pedrosa foi inaugurado em 1989 e ao longo destes anos foi sendo mais enriquecido com objectos arqueológicos de recentes escavações no Castro do Monte Padrão ou antigo Castro do Monte Córdova.
Tem já quatro salas de exposição permanente de arqueologia do concelho, desde a Pré-História á Idade Média.

Logo à entrada do Museu Municipal Abade Pedrosa ficamos impressionados com aquele espectacular “Brasão Beneditino” simbologia do Mosteiro de São Bento.
Foram tantas as divisões ou repartições que visitamos do Museu Abade de Pedrosa, da Igreja do Mosteiro, dos Claustros e escadarias que, no final já nos sentíamos algo baralhados com tanto pormenor histórico que acabávamos de ficar a conhecer.

Continua…

Sem comentários: