sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

11-01-2009 Caminhadas / Andainas (3)

"Trilho dos Miradouros" – 13km / Circular
Arriba Fóssil de Esposende

ESPOSENDE

Esposende foi antiga estação naval, fortaleza marítima, e estaleiros medievais, aparecendo-nos nas inquirições de 1258, como povoação de "Esposendi" e pertencente à freguesia de S. Miguel de Cepães.
No século XVI já D. Frei Bartolomeu dos Mártires reconhece o seu interesse pastoral (1560) e D. Sebastião, dota aquela "pobra" de pescadores como Vila (19 de Agosto de 1572).
A carta régia reflecte já o valor que Esposende e Fão tiveram na «euforia dos descobrimentos» e que constam da Carta da Mercê de El-Rei D .Manuel I, datada de 1491 e dada aos carpinteiros e calafates de Fão.
“Dizem os moradores do lugar de Esposende, termo da vila de Barcelos, terras de jurisdição do Duque de Bragança, que no dito lugar há trezentos e setenta para quatrocentos vizinhos juntos e arruados e muito nobre de casarias, gente rica e abastada, a maior parte dela ao serviço de Vossa Alteza por seu porto de mar, e que há setenta para oitenta navios grandes, e muitos pilotos e homens do mar".
Terra voltada para o oceano, também viu, tal como Viana do Castelo, reflectir-se nos tempos de hoje os segredos desta alma marinheira, que foi e é fonte de riqueza, de trocas e comércio, de turismo.
Nas suas "memórias" … no seu mar !

A Lenda dos Cavalos de Fão e do Ouro de Ofir

Salomão quis dar seguimento a um velho desejo de seu pai, o Rei David: construir o Templo do Senhor, em Jerusalém. Solicitou ajuda ao Rei Irão da Fenícia e chegaram expressamente, as madeiras do Líbano, os hábeis construtores de templos, peritos na arte de lavrar a pedra. Constrói uma frota, que atravessa o Mediterrâneo e sulca o Atlântico, manejada por hábeis fenícios ao serviço de Salomão.
Já não chega, porém, só a riqueza dos cedros do Líbano: faltava-lhes o ouro, a prata, as pedras preciosas.
Diz a lenda que o bíblico "Ofir" existia na foz do Cávado.
Seria dali que os navios fenícios, ao serviço do rei israelita, recolhiam suas cargas magníficas.
Salomão quis ser grato com estes povos. Remeteu-lhes, então, como presente os melhores corséis que haviam no Mundo.
O destino, porém, não permitiu que tal acontecesse, arrebatada por uma medonha tempestade, a frota salomónica foi despedaçar-se de encontro à penedia e os famosos cavalos, por obra dos deuses, ficaram petrificados e eternamente cativos destas águas oceânicas, que ora acariciam, ora batem em espumosa fúria.

Caminhos de Santiago

Mas Esposende é, também, passagem importante dos Caminhos de Santiago. Não havia ponte e os peregrinos iam até à Barca do Lago (hoje estância turística, por excelência), para atravessar o rio (a travessia era assegurada pela Confraria da Senhora do Lago - 1572). Essa barca, cuja travessia era gratuita para os Peregrinos, era conhecida "Por Deus".

Num acórdão de 22 de Dezembro de 1640, a Câmara da Vila de Esposende requeria que os barqueiros de Gemeses não extinguissem « (…) en todo o tempo henumque em tempo allgum … cousa tamta carejdade como he pasar haquela barca de llago de ojte he de dja.»

Textos (Compilação / resumo): C.M.Esposende

Continua…

Sem comentários: