sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

11-01-2009 Caminhadas / Andainas (4)

"Trilho dos Miradouros" – 13km / Circular
Arriba Fóssil de Esposende

Poesia

O Instinto e a Razão

Na noite o Cavaleiro assim falou:
(Choviam astros do seu gládio de oiro)
- Sou o dono de um rútilo tesoiro,
Tal como Salomão jamais sonhou…

É uma sarça ardente o meu castelo,
Do meu império dilatado e forte
É tributário o Amor, vassalo a Morte…
Dos desígnios divinos tenho o selo.

“Olhos leais, o coração virtuoso”
Eis o cativo lema remembrante
Gravado em meu arnês – brasão glorioso.

Com esta minha adaga flamejante
Contudo, mas liberto; e vitorioso
Ferindo mundos, marcho sempre avante!...

Poema de António Carneiro

O Mar

Ai o Mar
Que nos dilata sonhos
E nos sufoca desejos!

Ai a cinta do Mar
Que detém ímpetos
Ao nosso arrebatamento
E insinua
Horizontes para lá
Do nosso isolamento!
(Convite da viagem apetecida
Que se não faz.)

Ai o cântico estranho
Do Atlântico,
Que se não cala em nós!

Talvez um dia
Inesperado remoinho de águas
Passe borbulhante, envolvente,
Alguma onda mais alta se levante…

Talvez um dia…
- Quem sabe!...
Depois, na senda dos tempos
Continuará a marcha dos séculos
…E outra lenda virá…

Poema de Jorge Barbosa

Sem comentários: