sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

20-12-2008 PR1 V.P. Aguiar (1)

Trilho de Soutelo – 9km / Circular
Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar


VILA POUCA DE AGUIAR

Integrado na sub-região do Alto Tâmega, o Concelho de Vila Pouca de Aguiar situa-se a norte do Distrito de Vila Real, entre as serras do Alvão e da Padrela, estendendo-se o seu território por uma área de 437,1Km2, e é composto por 18 freguesias.

Localizado num ponto estratégico de ligação, não só com outros concelhos do interior mas também com o litoral do país através das novas vias de comunicação A7 e A24, o Concelho de Vila Pouca de Aguiar é privilegiado do ponto de vista do património histórico-cultural.

O longo vale fértil e as montanhas propícias à criação de gado e à defesa estratégica regional desenham o coração transmontano onde sempre passaram as melhores artérias regionais.
O Monumento Nacional do Castelo de Aguiar da Pena, o milenar Complexo Mineiro Romano de Tresminas com o seu parque arqueológico, as termas das Pedras Salgadas com o centenário parque termal, muitas zonas de lazer com a barragem da Falperra em foco, Dolméns do Alvão, Igrejas, Sepulturas e Pontes Medievais, canastros ou relógios de sol, caça e pesca e, acima de tudo, o contacto com as gentes são um tesouro de conhecimento e natureza a descobrir.

PERCURSOS PEDESTRES

A Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar inclui 14 percursos pedestres de pequena rota (PR), um percurso pedestre de grande rota (GR), um percurso equestre (PE) e um percurso ciclo turístico (PC), completando a mais extensa rede de trilhos sinalizados, a nível nacional. Com esta infra-estrutura, pretende-se fomentar o conhecimento do território e a valorização dos recursos naturais e sócio-culturais, promovendo, simultaneamente, a conservação do património viário tradicional.

Percorrer os trilhos é usufruir do território, como espaço turístico, de cultura e lazer, durante as quatro estações do ano, incentivando, ao mesmo tempo, actividades tradicionais complementares, como alternativas económicas sustentáveis (artesanato, venda de produtos alimentares, alojamento, restauração).
Os trilhos estão sinalizados de acordo com a sinalética internacional de pedestrianismo, podendo ser percorridos sem necessidade de um guia especializado. Para cada percurso, encontra-se publicado um topoguia desdobrável, contendo: ficha técnica do percurso, cartografia, regulamento, perfil altimétrico e uma breve descrição do património cultural e natural ao longo do trilho. O Município lançará, brevemente, o Guia de Campo da Rede Municipal de Percursos, uma publicação encadernada contendo informações mais detalhadas relativamente ao património natural e cultural do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Percorra os mais belos recantos do concelho - Deixe-se encantar…!
Texto: C.M. Vila Pouca de Aguiar

A nossa terra

... chama-se Soutelo de Aguiar, pertence ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, no Distrito de Vila Real.

A nossa terra é uma aldeia, que fica longe do mar, rodeada de montanhas, que eram preenchidas por imensas florestas mas que de ano para ano têm sido destruídas pelos incêndios.
A paisagem muda de estação para estação do ano.
Quando a Primavera chega, ouvem-se os pássaros a cantar e as rãs e os sapos a coaxar, e está tudo coberto de flores. Tão coloridas, tão lindas! Fazem-se as sementeiras, vêem-se as terras lavradas...

No Verão fica tudo verdinho. No Outono as árvores ficam pintadas de dourado.
No Inverno às vezes a neve cobre toda a nossa terra, ficando branquinha.
As pessoas conhecem-se, cumprimentam-se e ajudam-se quando é preciso.

As casas são diferentes. Umas modernas, outras antigas. Muitas delas não têm moradores porque aqui há poucos empregos e as pessoas emigram.
É bom viver aqui, nós brincamos todos os dias com todos os nossos colegas porque vivemos todos perto uns dos outros.

Texto: Alunos da Escola EB1 Soutelo de Aguiar

Continua…

Sem comentários: