quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

22-11-2008 PR1 ÁGUEDA (2)

Da Pateira ao Águeda – 14 km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de Águeda


A Caminhada

Poucos minutos passavam das 9:30 quando foi dado o início da Caminhada junto ao Parque da Pateira, em Óis da Ribeira. Os participantes foram divididos em dois grupos, os “azuis” e os “verdes”em sentidos inversos um do outro.

De mochilas ás costas e máquina fotográfica na mão, toda a gente nos pareceu bem disposta e alegre, onde se evidenciavam alguns Grupos de escuteiros, muito conversadores e dinâmicos.

O percurso foi-se desenrolando pela área de REDE NATURA 2000, com paisagens ribeirinhas deslumbrantes, num espaço rural e natural.

Pelos caminhos ladeados de carvalhos, amieiros, freixos, junto às lagoas e aos rios e na parte mais montanhosa evidenciavam-se os tradicionais pinheiros e eucaliptos, rodeados de matos, em cujo solo nesta altura do ano emergem os sempre admiráveis e também apetecíveis “fungos”, mais conhecidos por cogumelos.

Nas margens dos Rios Cértima e Águeda avistávamos pequenas embarcações de madeira, as “bateiras” ancoradas à espera dos pescadores. Tiraram-se fotos com tanta poesia!

Que paisagens deliciosas! Esta região alberga uma grande diversidade de fauna, nomeadamente na área da ornitologia, (muito do nosso agrado), como o guarda-rios, milhafres, águias e galeirões.

Desta vez só podemos avistar algumas garças voando do ninho no cimo dum poste e os patos nadando nas lagoas da pateira.
Aqui também nidificam o pintassilgo, o verdelhão, o pintarroxo, o melro e a rola brava, entre outros.

Na berma do caminho, um simpático ratinho “canguru” deliciou-nos com as suas correrias aos saltos e traquinices.
Deixou-nos alguma preocupação a “praga” de algas, mais concretamente o “jacinto” que asfixiam as águas dos Rios Cértima e Águeda, deixando-os sem oxigénio, componente tão importante para a sustentação da vida aquática.

No entanto, com o dia assim tão lindo, foi uma manhã fantástica, em pleno contacto com a Natureza.
No final, estava reservada a parte mais difícil: um saboroso almoço oferecido pela Câmara de Águeda, onde não faltaram as saborosas bifanas no pão regional, o caldo quentinho, frutas variadas, vinhos, águas e sumos diversos. Com uma “ementa” destas, já lá dizia o outro: «Pedestrianista sofre! Oh! Como sofre!»

Adoramos reencontrar Companheiros que já não víamos a algum tempo e notamos a presença do Grupo “Andar” com o líder Paulo Costa, bem como Joaquim Margarido do “Afis”.
Estiveram também presentes o nucleo da Adefacec, assim como Companheiros do CCP.

Está de Parabéns a Autarquia Aguedense por esta aposta nos Percursos Pedestres e é com alguma ansiedade que aguardamos pelo próximo PR2 “Trilho das Levadas”.

Muito Obrigada Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, Fernando Pires, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais e toda a Organização envolvida, Célia Laranjeira e Colegas, por este dia maravilhoso que nos proporcionaram!
Mas deixo propositadamente para o fim (porque os últimos são os primeiros!) este humilde agradecimento a uma pessoa que muito respeitamos e admiramos, aquele que é para nós um dos maiores dinamizadores do Pedestrianismo em Portugal: Joaquim Gonçalves!

Companheiro: uma vez mais ficou patente aos nossos olhos a qualidade do teu trabalho, com uma sinalética perfeita, bem enquadrada com a paisagem e os seus principais pontos de referência, para uma boa interpretação do Trilho.

Muito Obrigada!

A “Caramulinha” fica Feliz!

Continua...

Sem comentários: