quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

22-11-2008 PR1 ÁGUEDA (3)

Da Pateira ao Águeda – 14 km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de Águeda


Actividades Ornitológicas na Região (A)
Observação de aves na Pateira em Óis da Ribeira
Actividade conjunta entre Autarquia e SPEA

“Aves da Pateira de Fermentelos”

A Câmara Municipal de Águeda assinalou no dia 5 de Outubro, o Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves juntamente com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com uma actividade intitulada “Aves da Pateira de Fermentelos”.
O dia ameno de Domingo estava convidativo ao passeio e muitos foram aqueles que se deslocaram até à Pateira, para ver e participar nesta actividade.

A curiosidade dos presentes era muita e de binóculos na mão apreciavam as várias espécies existentes na Pateira.
Contudo, a oficina de construção de caixas ninho foi a grande atracção do dia e, deste modo, pequenos e graúdos colocaram “mãos à obra” na sua construção. A actividade foi gratuita e realizou-se no Parque de Óis da Ribeira – Águeda (Pateira de Fermentelos).

Durante o dia, entre as 10:00 e as 17:00, esteve disponível aos visitantes uma banca de divulgação das actividades, com destaque para o trabalho de voluntariado das Áreas Importantes para Aves, IBAs (do inglês Important Bird Areas), e a campanha de aves do ano 2008. No stand esteve disponível material óptico para uma introdução rápida à observação de aves. Os voluntários da SPEA, e técnicos da Autarquia, apoiaram a acção dando informações aos interessados sobre as aves mais comuns no local e os tipos de estruturas que podem aumentar o seu número e variedade.

No local, foram organizados passeios a pé, com guia, para observação e identificação de aves ao longo das margens da Pateira.
Em três sessões distintas (às 11:00, 14:00 e 16:00) teve lugar as oficinas práticas de construção de caixas ninho em madeira e comedouros em material reciclado. A participação nesta actividade foi gratuita, onde cada sessão teve uma duração aproximada de 45 minutos. No final da sessão, um técnico da SPEA explicou aos presentes a importância e qual o objectivo da construção das caixas ninho. Estas foram colocadas em árvores dos parques circundantes no final da última acção, perto das 17:00.

Textos (resumo):Óis da Ribeira.online / C.M. Águeda de 07-10-2008

Continua...

1 comentário:

Jorge Mello disse...

Estive lá... Foi extraordinário! Parabéns à organização e força na realização de mais iniciativas deste género! Têm feito um bom trabalho. A lagoa é uma agradável surpresa!