sábado, 28 de fevereiro de 2009

S. MAMEDE DE INFESTA (2)

Cortejos de Carnaval – 2009

15ª EDIÇÃO DO CORTEJO DE CARNAVAL

Um Cortejo diferente!

No dia 24 de Fevereiro, uma vez mais a Junta da Freguesia de S. Mamede de Infesta organizou o Cortejo de Carnaval desta Cidade.
Esta Autarquia local já vai em 15 anos que assume a responsabilidade de realizar estes desfiles carnavalescos, onde todos podem participar e transbordar de alegria, bem como deixar ao “Mundo” as suas mensagens, de forma directa e irónica, sobre o que pensa da actual situação do nosso País e nalguns casos de injustiças, inclusive locais.
Apraz-nos registar as presenças de figuras públicas das autarquias concelhias, como o Presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes, o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, bem como o Vereador da Cultura do Executivo Matosinhense, Prof. Correia Pinto, entre outros que não conseguimos identificar.
Figuras do nosso governo e “outras”, assim como estas personalidades autárquicas que desfilaram, devem ter ficado com as orelhas quentes ao lerem algumas mensagens estampadas em cartazes que os carros alegóricos e os participantes transportavam.

Quem dera que estas chamadas de atenção venham a dar alguns frutos, (nomeadamente – do nosso ponto de vista - o restauro e modernização de algumas escolas do Concelho)!
Participaram no desfile diversas Colectividades, algumas Associações de Pais, Associações de Solidariedade Social, Escolas de Ensino Básico e a Comissão de Culto da Capela de Santo António do Telheiro.
A Junta de Freguesia, principal responsável da Organização, divulgou as colaborações especiais para o Cortejo, por parte dos Bombeiros Voluntários, com a participação dos elementos da sua fanfarra, dos Águias de S. Mamede, os grandes tocadores de bombos de animação, da Casa da Juventude e da Polícia de Segurança Pública de S. Mamede de Infesta.
O Cortejo desfilou por algumas artérias em redor do centro da jovem Cidade, partindo da Praça da Cidadania (Edifício do Mercado Municipal) e percorreu a Rua de Godinho de Faria, Avª do Conde, Rua do Padre Costa, Avª Marechal Gomes da Costa, deu a volta à Igreja Matriz, regressando à Avª do Conde até ao principal cruzamento com a Rua Godinho de Faria, para terminar novamente na Praça da Cidadania.

A este “original” cortejo (como já há muito não víamos) assistiram milhares de Mamedenses e Turistas, extravasando alguma alegria, pese embora os tempos serem de crise e difíceis. Deu para ver como as vestimentas e os arranjos foram muito bem improvisados. Mas, estes dias são mesmo para isso, como acontece por todo o País e nalgumas partes do Mundo, desfilando à maneira de cada região e toda a gente que queira se divertindo.
Para o final da tarde estava previsto o “Concurso de Máscaras” a realizar na Praça da Cidadania que, por afazeres pessoais, não podemos assistir.

Os nossos agradecimentos à Organização, nomeadamente à Junta de Freguesia, por esta bela tarde que todos que puderam e estiveram presentes adoraram.
Oxalá esta Autarquia local se lembre sempre dos seus habitantes, realizando programas de Diversão, Culturais e Desportivos, para todos os escalões etários.

Bem Hajam! … e Muito Obrigada!

A “Caramulinha” fica Feliz!

Continua…

Sem comentários: