quinta-feira, 16 de abril de 2009

22-03-2009 Serra D’Arga (2)

Trilho do Cabeço do Meio Dia - 8 Km / Circular
Rede de Percursos Pedestres Valimar

Descrição do Percurso

O “Trilho do Cabeço do Meio-Dia”, é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota(PR) – as respectivas marcação e sinalização obedecem às normas internacionais.
Este percurso tem início junto à pequena capela de culto a St.º Antão, também vulgarmente conhecido pelo santo do chocalho, na povoação mais alta da Serra d’Arga – Arga de Cima. O respectivo ponto de partida localiza-se, precisamente, entroncamento da estrada de alcatrão e do caminho florestal. Seguindo por este caminho e virando, pouco depois, à esquerda, percorremos um trilho de pastores que nos conduzirá a um abrigo de caçadores de lobo. Daqui seguimos o trilho que desembocará na estrada florestal.

Passado algum tempo, deixamos esta estrada florestal para atravessarmos o ribeiro de Pombas e aproveitamos para visitar o Moinho das Pombas de Baixo. Alguns metros à frente viramos à direita para seguirmos um caminho lajeado que nos levará ao Moinho Velho.
Continuando a descer, desembocamos num caminho florestal, o qual nos conduzirá ao Moinho Novo.

Daqui, rumamos em direcção ao lugar de Varziela que faz parte do território da povoação de Arga de Baixo. Visitado o pequeno lugar, iniciamos uma curta ascensão por uma estrada florestal que nos levará ao Cabeço do Meio-Dia, que ostenta 550 metros de altitude e de onde podemos apreciar uma fantástica vista panorâmica da Serra d’Arga.

Retomando o mesmo caminho, agora em sentido descendente e chegados ao lugar de Varziela, seguimos o caminho que nos conduzirá à Ponte de Porto Carro e ao Moinho de Baixo.
Regressamos ao caminho para, seguindo para montante o ribeiro da Arga, visitar, desta forma, a bela Ponte e Moinho das Traves.

Deste local, seguimos pela estrada florestal, em direcção a Arga de Cima, visitando, pelo caminho, o Moinho da Fíchua e o lugar da Gândara. Pouco depois, no regato da Fraga, encontramos, à nossa direita, os Moinhos da Gândara.

Escassos metros à frente e cruzando o regato, um interessante elemento de inestimável valor do património arquitectónico e etnográfico da Serra d’Arga – o Pontão do Lobo.
Aqui, no Pontão do Lobo, termina este belo percurso, por terras de Caminha.

Continua…

Sem comentários: