domingo, 24 de maio de 2009

01-05-2009 Triho d’Arga (1)

(Da Santa Rufina à Senhora do Minho)
Serra d’Arga (Cerquido) – 7,5 km / Circular


Olá

O Grupo familiar “Caramulinha” vem continuando com as suas caminhadas pela imponente Serra d’Arga.
Há dias de boa disposição em que sabe bem descobrir trilhos.
Munidos de simples mapa e alguma informação da região, é um dos nossos métodos calcorrear trilhos menos conhecidos ou até para nós praticamente desconhecidos, quer pelo espírito de aventura que nos desperta, quer pela adrenalina que esse “mundo desconhecido” nos provoca, em dados momentos.

Já todos sabemos que a Serra d’Arga é um majestoso bloco granítico com cerca de 850 metros de altitude, em relação ao nível do mar, que separa e protege esses fabulosos Vales do Lima e do Âncora, onde outrora pastavam numerosos rebanhos de gado, nomeadamente ovino e caprino, para além dos selvagens corços, casualmente confrontados por esse misterioso predador, o Lobo Ibérico, tão injustamente perseguido e considerado assassino de rebanhos, e que hoje é já dado como praticamente extinto nesta agreste mas esplendorosa região.

Mas é também aqui, nesta Serra que já chamaram de “santa” cheia de lendas e de histórias do mundo rural, que está situado o Santuário da Nossa Senhora do Minho.
Já cá havíamos estado em 2004, caminhando desde as Argas por trilhos improvisados e pelos caminhos tradicionais de S. Lourenço da Montaria.
Nessa altura, a ermida da Senhora do Minho denotava ainda alguma pobreza, no que respeita ao Santuário e espaços envolventes, com as obras paradas.
Passados estes anos, é agora um local onde Caminheiros, Turistas e Peregrinos podem usufruir com mais beleza, ao longo de todo o ano.

É tradição, no início de Julho, aqui se realizar uma peregrinação.
Centenas de peregrinos chegam nesse dia, subindo a Serra por várias vertentes, para irem ao Santuário da Senhora do Minho pagar as suas promessas.
São muitos os que vão a pé, desde Cerquido pela serra acima, até à ermida, no cume da montanha, a mais de 700 metros de altitude.
Um dia, porque não, havemos de fazer este percurso que, embora penoso, deve ser muito belo, dizíamos em família.
Hoje, esse dia chegou, para nossa satisfação.

Continua…

Sem comentários: