domingo, 24 de maio de 2009

01-05-2009 Triho d’Arga (2)

(Da Santa Rufina à Senhora do Minho)
Serra d’Arga (Cerquido) – 7,5 km / Circular

Neste primeiro dia do mês das flores, às 09.30H chegávamos a Cerquido. Condições espectaculares para caminhadas: sem vento, com céu límpido e Sol sereno.
Depois de contemplar a Capela de Santa Rufina, investigávamos por onde começar e… dois dedos de conversa… há que seguir os conselhos do Sr. Alberto e do Sr. Oliveira, moradores simpáticos desta Freguesia, implantada no sopé da montanha.


Vocês – disseram eles – sobem por aquele caminho, não tem que enganar, até ao cimo, pelo antigo caminho de lajes, passam entre os penedos da Porta do Lobo - diz os antigos que era por ali que o Lobo passava quando vinha ao anoitecer visitar esta Aldeia - depois surge-vos um ribeiro e se querem ir à Senhora do Minho, viram pra aquele lado (esq.), não viram pró Cavalinho e olhem que até é giro pelos prados onde vocês vão ver os garranos a pascer.


E o “motor” está bom? – perguntou o Sr. Alberto. Olhem que é sempre a subir até lá!
Vão devagar e não se aleijem!
Lá, no Santuário, descansem e lanchem… e depois… desçam pelo outro caminho que vem da Senhora do Minho pra aqui, pra Cerquido – é o caminho das “Bouças do Alto” – (assim nos pareceu ter ouvido o Sr. Oliveira dizer) que muita gente costuma subir e descer quando vem à Peregrinação à Senhora do Minho.
OK. - obrigados e até logo – dissemos.


Iniciamos o caminho, aconselhados por quem conhece bem a região e na verdade não nos arrependemos. Tudo conforme foi descrito pelos conselheiros.
Quando chegamos à Senhora do Minho, lanchamos e descansamos por longos momentos. Este templo religioso vinha sendo prometido aos crentes, vai lá para quase 70 anos. As verbas para terminar a sua construção foram rareando. Inicialmente eram só as esmolas dos Peregrinos e Romeiros. Mais tarde a Imagem passou a correr todos os Concelhos do Minho, angariando assim donativos. As obras chegaram a estar paradas quase um quarto se século.



Só depois que a Diocese de Viana do Castelo considerou ser este o “Templo de todos os Minhotos”, tomou este projecto como uma prioridade, que com apoio do Estado, chegou por fim a bom termo.
Espreitamos o Santuário, singelo e bonito e vislumbramos ao fundo, no Altar, a imagem da Nossa Senhora com traje à Minhota. É um caso único!


De seguida, circundamos o Santuário e nas traseiras uma vez mais ficamos a contemplar aquela “tosca” e primitiva capelinha, com uma grade de protecção, onde está a antiga imagem deposta da Senhora do Minho.
Depois, abeiramo-nos do miradouro, donde se desfruta de uma das mais deslumbrantes paisagens de todo o Minho, sobre o Vale do Lima, suas Aldeias e longos metros desse imponente rio, com o Sameiro a perder-se no infinito.

No regresso, pelo caminho em acentuado descendente, passaram por nós ciclistas de BTT, alguns numa velocidade estonteante. Só de os ver, ficavamos sem fala!

Vocês são uns "Heróis"! - dissemos-lhes!

Agora já no coração da Aldeia de Cerquido, Freguesia de Estorâos, do Concelho de Ponte de Lima, encontrávamos o Sr. Oliveira, pronto para ir selufatar as suas vinhas, e contamos-lhe como tinha decorrido este maravilhoso passeio. Satisfeito pela nossa consideração, presenteou-nos, em jeito de despedida, com a sua versão da “lenda” da Senhora do Minho.

Continua…

Sem comentários: