sexta-feira, 29 de maio de 2009

10-05-2009 Senhor da Boua Fertuna (1)

Lugar de Moalde – S. Mamede de Infesta

Capela do Senhor da Boa Fortuna

Uma das mais típicas Capelas da Cidade de S. Mamede de Infesta é dedicada ao Sr. da Boa Fortuna e da Boa Morte. Localiza-se na Rua (antiga Aldeia) de Moalde. Todo o conjunto envolvente permite uma perfeita integração da pequena Capela.
Do Altar destaca-se uma belíssima imagem de Cristo, sendo a Capela objecto de uma Romaria, todos os anos, em Abril/Maio. Vejamos como Hélder Pacheco se referiu à Capela da Boa Fortuna, para melhor avaliarmos do valor Patrimonial deste Monumento:

«No lado oposto da Vila, na Rua de Moalde, junto do Largo do mesmo nome, está a típica Capela, a mais castiça que encontrei nestas bandas. É dedicada ao Sr. da Boa Fortuna (Boa Fertuna está escrito) e da Boa Morte. No início do séc. XIX era conhecido por Senhor da Cruz das Almas.
Disseram-me que a construíram no lugar das “alminhas do caminho”, porque um senhor da terra que fora para o Brasil falido, regressou brasileiro rico, dando o dinheiro para ela. Mas não afianço que seja verdade. Todo o conjunto que a envolve é marcadamente oitocentista (na casa em frente, a data: 1882).

Aqui se faz, em Abril ou Maio, uma das romarias da Vila, organizada por comissão existente desde 1917, sobre a Presidência actual do Sr. Toninho Poupa, ex-lavrador nos campos que quase não há. Para arranjar dinheiro (400 contos de orçamento em 1986) os rapazes e “Homens casados” fazem peditórios. A festa é antiga, lembram-se dela com arraial desde o séc. XIX e (segundo a informadora, D.ª Irene Olímpia – conhecida pela Néninha Moutinho) – zeladora há 38 anos, que mostra a Capela “com todo o gosto e orgulho”, se a forem chamar a casa, ao lado, na Rua de Moalde, 31 – há missa, procissão, divertimentos e ao domingo temos rock, estas baterias te-ré-té-té que a mocidade gosta.»

Texto: Folheto da Comissão de Festas Sr. da Boa Fortuna

Programa da Festa – 2009

Já há alguns anos que não vínhamos, pelo menos no dia da Procissão, à Romaria do Sr. da Boa Fortuna.
Embora só estivéssemos presentes na parte da tarde de Domingo, dia 10, o programa do Evento já havia começado na Sexta-Feira, dia 8, com a abertura pelas 15.00H do parque de divertimentos, instalado gratuitamente no espaço dos terrenos do Sr. António Cavadas e D.ª Maria Silva Santos.

A noite de sexta-feira foi “Noite de Folclore” com a actuação dos Ranchos de S. Mamede, do Padrão da Légua e de Gondomar. Infelizmente, não estivemos presentes, com muita pena nossa.
No Sábado, à noite, actuava o conjunto “Osiv”.
No Domingo, sabendo da Procissão marcada para as 17.00H, chegamos ao Lugar de Moalde por volta das 15.00H.

Visitamos a singela Capela, passeamos pelo lugar e escutamos a Banda de S. Cipriano (a nova) de Resende. Excelente qualidade musical na actuação desta Banda Filarmónica, que actuou em palco e no acompanhamento da Procissão, presentes em S. Mamede de Infesta por iniciativa da Junta de Freguesia da cidade. Bem Hajam!
O programa encerrava na Segunda-Feira, com a actuação do conjunto “Quadrante Norte” e um rebentamento de fogo de artifício.

Continua…

Sem comentários: