domingo, 5 de julho de 2009

26-06-2009 S. Pedro do Sul (2)

PR7 – Rota de S. João de Jerusalém – 12 Km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de S. Pedro do Sul


A Caminhada
(Continuação)

Prosseguindo a caminhada pelo lugar de Monsanto, avistamos funcionários da Junta de Freguesia que faziam limpezas à via com tractor, ao que nós perguntamos se este troço já estava a ser preparado para a construção da anunciada “Ecopista” que irá ter uma extensão de mais de 40 Km.

- Ouve-se dizer que sim. Vamos a ver. Só nos mandaram fazer estas limpezas – explicaram.
Lembrei-me logo daquele visitante do nosso blogue que deixou um comentário em Abril, quando percorremos aquele belo troço de “Ecopista” num percurso em Sever do Vouga: «…um dia hei-de voltar a percorrer essa via, mas de bicicleta (…)»
Na nossa modesta opinião, já que nunca mais irão passar comboios – o que se lastima, pois seria uma aposta turística de grande impacto económico e social para toda esta região, - pelo menos que se fizesse a total ligação em “Ecopista” desde Viseu a Sernada do Vouga, (já existem troços que servem de modelo em Viseu e Sever do Vouga) aproveitando ao menos uma infra-estrutura de grande valor patrimonial e paisagístico.

Para além de serventia pedonal e ciclovia para quem vive nas proximidades da via, Turistas dos mais diversos lugares acorreriam a este meio para as práticas do Ciclismo e Pedestrianismo, desde que, como é obvio, surjam zonas de acesso nos mais diversos pontos estratégicos, entre outros requisitos. Um deles, muito importante a meu ver, seria a vigilância, para evitar vandalismos ou que os praticantes sejam chateados. A falta de segurança das pessoas motiva retraimento e indirectamente convida a “ficar em casa”, provocando um aumento do sedentarismo e consequentemente duma pior qualidade de vida.
Mas, venha a “Ecopista”! … e as pessoas logo aparecerão a abraçar a Natureza, assim esperamos!

Já a caminho da recta final, pareceu-nos ver ao longe a atravessar a via uma raposa, de pelagem parda e verificamos no chão alguns dejectos desse canídeo que dizem ser manhoso. Pudera! Para fugir às espingardas dos caçadores teria que ter manha e se ocultar na floresta!...
Corta-se alguns metros do antigo “Caminho do Vouguinha” por um carreiro que desvia das “Sainhas” onde o “Vouguinha” tinha que percorrer mais umas centenas de metros a desfazer em laço, para vencer um desnível acentuado até à parte mais baixa do Vale.
Retomamos a Via mais abaixo e continuando a caminhada, desfruta-se agora de umas deslumbrantes vistas sobre um imenso Vale verdejante que vai do Rio Vouga até ao Rio Trouce, onde emerge essa enorme Quinta da Comenda, com Casa ao serviço do Turismo Rural.
Esta casa fidalga foi, outrora, a sede da Comenda de Ansemil, que pertencia aos Monges Cavaleiros da Ordem do Hospital, de S. João de Jerusalém.
Antes da Ponte de Negrelos, cruzamos o lugar da antiga passagem de nível que confrontava com o trânsito rodoviário, onde ainda lá está a placa de “Atenção aos Comboios”, bem como uma pequena parcela dos carris montados simbolicamente sobre os canteiros da pequena rotunda.

Atravessamos esta centenária e bela Ponte Ferroviária de Negrelos, lançada sobre o leito do Rio Vouga, contemplando serena paisagem, onde emerge sobre o Vale, a novinha cidade de S. Pedro.
Pela Travessa do Forno do Telheiro fomos dar à rua da antiga Estação, avistamos o “Palacete Santos” e após passarmos a Escola, já na EN 16 inflectimos para o Centro histórico de S. Pedro do Sul, deixando um olhar naquela romântica Fonte e num ápice chegávamos ao ponto de partida, deste maravilhoso e agradável Percurso Pedestre.

Fomos ao “Nascente” comprar churrasco e dirigimo-nos para o jardim do Lenteiro do Rio, a saborear delicioso almoço, descansando na frescura deste espaço bucólico ao som das aves e das águas do Vouga, que se precipitava no açude.

Continua…

Sem comentários: