domingo, 19 de julho de 2009

30-06-2009 PR2 Cinfães (1)

Trilho Vale do Bestança - 6Km / Circular
Vila de Muros – Freguesia de Tendais

«O trilho do Vale do Bestança é uma rota oval que começa e termina em Vila de Muros, numa extensão de 6km, na sua maioria percorridos a 400m de altitude.
Inicia-se o percurso na vetusta aldeia de Vila de Muros, no Largo da Nogueira, em direcção ao cemitério da povoação e daqui, descendo por íngreme calçada medieval, chega-se à Ponte de Covelas, edificada em 1762, que atravessa o rio Bestança.
Admire esta magnífica obra humana e atente na limpidez das águas do Bestança e no viço da vegetação que povoa as suas margens.
Depois de encetar uma subida bastante acentuada, virará à direita para percorrer o caminho da Carreira Chã, córrego estreito mas surpreendente. À medida que o calcorrear encontrará furnas no saibro, palheiros, regatos e casas típicas do Vale com fachada de madeira a poente e os panos laterais de pedra.
Antes de chegar ao Prado atravessará três pontes, sendo duas delas de madeira sobre o Barrondes, afluente do Bestança. Aqui encontrará um moinho em funcionamento, na margem esquerda do Bestança.
Descanse e retempere forças. Na margem direita poderá admirar as fragas d'Arruinha onde nidificam os milhafres. Suba por fim pela Costa do Rosário e pelo Lombo do Gato até Valverde. Daqui até Vila de Muros seguirá pelo asfalto dando neste sítio por terminado o seu percurso.»

Tipo de percurso:
Oval com cerca de 6km.
Nível de dificuldade médio.
Dados de interesse:
Aldeias e Vila de Muros.
Ponte de Covelas, Valverde e Aguilhão. Prados do Bestança.
Monte de Covelas e pontes de madeira do Prado.
Moinhos, Rio Bestança, paisagem, fauna e flora.

Texto: Casa de Ferreira (Turismo Rural)

Fotos da Caminhada (A)






Saiba mais sobre o Vale e Rio Bestança :

http://www.bestanca.com/rio-bestanca.php

Saiba mais sobre a Serra de Montemuro:

http://www.vinhoverde.pt/rotasTematicas/files/pdf/13_serra_Montemuro.pdf

Continua…

Sem comentários: