sábado, 1 de agosto de 2009

04-07-2009 Rio Mau e Sebolido/Douro (2)

Caminhos da Moura Morta – 8Km / Circular

Freguesia de Rio Mau

Abraçada, a sul, pelo rio Douro e, a norte, pelo rio Mau, dista 27 quilómetros da sede do concelho e 32 da cidade do Porto.
O topónimo Rio Mau deriva, sem dúvida, do ribeiro algo avultado que, nascido ao norte, no castrejo monte Mosinho, aqui mesmo desagua no Douro.
Participando do senhorio das estirpes dos padroeiros do não longínquo mosteiro de Paço de Sousa, foi, desde antes da nacionalidade, da paróquia de Santa Eulália de Pedorido, apesar de situada na parte oposta do rio, em frente porém da igreja.
No princípio do século XIX, os habitantes do lugar de Rio Mau, separados do resto da freguesia pelo Douro, requerem à Coroa a inclusão de Rio Mau em Sebolido.
Rio Mau é a mais nova freguesia do concelho de Penafiel. Adquiriu autonomia em 1 de Janeiro de 1985. É hoje caracterizada pelo seu bairrismo dedicado à cultura e ao desporto.

Texto (resumo): Junta de Freguesia de Rio Mau

Freguesia de Sebolido

A freguesia de Sebolido situa-se a 20 km de Penafiel e a 30 km do Porto e é servida pela Estrada Nacional. Encontra-se na margem direita do rio Douro, em pequenas mas declivosas montanhas.
Em Sebolido existe a serra da Boneca, rica em minerais especialmente em quartzo, e a serra de Louseira, que tal como o nome indica é rica em lousa.
Esta freguesia foi separada da imediata freguesia de Canelas no fim de séc. passado. Pertenciam a Sebolido as pequenas aldeias de Abitureira e Rio Mau, ambas na margem direita do rio Douro. Actualmente Rio Mau é uma freguesia independente.
Na margem esquerda do rio, em Pedorido, freguesia à qual pertencia Rio Mau, existe a mina de carvão do Pejão onde antigamente trabalhava a maioria da população de Sebolido.
Sebolido é uma zona semi-rural visto que a população tem vias de comunicação com Porto e Penafiel e muitas pessoas trabalharem nessas duas cidades, no entanto, Sebolido é uma zona essencialmente agrícola.

Texto (resumo): Escola EB1-Sebolido

Praia Fluvial de Melres (Fotos)



Continua…

Sem comentários: