sábado, 19 de setembro de 2009

22-08-2009 Trilhos do Vouga (1)

Oliveira de Frades
Percurso do Cunhedo – 4km / Circular


Olá

Neste agradável dia de Verão, deslocamo-nos à pitoresca vila de Oliveira de Frades.
Aí chegados pela manhã, após tomarmos um agradável pequeno-almoço numa típica confeitaria do local, efectuamos um pequeno passeio ao redor do centro desta simpática vila, conhecendo algum do seu património edificado.

De seguida, fomos percorrer o agradável Percurso do Cunhedo, um dos percursos sinalizados dos “Trilhos do Vouga”, perfeitamente adaptado a todos os escalões etários de Caminheiros que já gostam e dos que no futuro se queiram apaixonar por esta fantástica modalidade: o Pedestrianismo.

Sendo um percurso linear com 2 km ao longo da deslumbrante margem esquerda do Vouga e muito fácil de percorrer em qualquer altura do ano, tem no entanto a particularidade de se transformar em circular na época de Verão, em virtude do baixo caudal do Rio Vouga e que nos permite atravessá-lo nas poldras, próximo ao lugar de Porto de Areias.

Assim fizemos e depois de descermos às poldras a meio do trilho, desfrutamos duma paisagem bucólica e deslumbrante que o leito do rio e as montanhas envolventes proporcionam, regalamo-nos também com relaxantes e temperados banhos nas suas (aqui) límpidas águas. Já sabe que quando aqui vier no Verão não se esqueça do fato de banho. São momentos tão agradáveis que não se podem perder.

Depois de cerca de duas horas a banhos de água e sol, atravessamos as poldras e regressamos pelo caminho com um pouco mais de altitude da margem direita do imponente Rio Vouga, que nos vai levar novamente à Ponte do Cunhedo.

De regresso à vila de Oliveira de Frades cerca das 13.00h, fomos abastecer-nos de churrascos e saladas ao supermercado Pingo Doce (a vitela de Lafões fica para a próxima), indo de seguida passar uma relaxante tarde à já nossa conhecida Praia Fluvial de Porto Várzea, em Campiã, Vouzela.

Continua…

Sem comentários: