sábado, 19 de setembro de 2009

22-08-2009 Trilhos do Vouga (2)

Oliveira de Frades
Percurso do Cunhedo – 4km / Circular

Dólmen de Antelas
Um sepulcro-templo do Neolítico final

A “Anta pintada de Antelas” está localizada na Serra das Talhadas, lugar de Antelas, na freguesia de Pinheiro (outrora Pinheiro de Lafões), do concelho de Oliveira de Frades.
É um monumento nacional desde 1990, devido à importância das pinturas rupestres, a vermelho e a preto, que decoram a sua câmara. Está totalmente coberta do modo como foi primitivamente construída e é também uma das melhores e mais bem conservadas de toda a Península Ibérica.
Estudos sobre as datas presumem que a sua construção terá ocorrido no IV milénio a.C.É constituída por uma câmara funerária, com oito esteios de granito, com cerca de 2,5 m de altura, e um corredor ortostático, diferenciado da câmara, em altura e em planta, abrindo-se aproximadamente a nascente.No interior da câmara todos os esteios têm pinturas bem conservadas e algumas pequenas esculturas, com representações geométricas, abstractas e figurativas (a cor de sangue predomina) que poderão ser representações dos sepultados, símbolos de purificação, deuses, figuras astrais e elementos da natureza, constituindo a pedra da cabeceira, o centro da composição pictórica.

Compilação de textos sobre pesquisas do “dólmen de Antelas”

Nota: Informaram-nos na região que por via de algum vandalismo a que o monumento estava a ser alvo, mais concretamente a curiosidade fanática e raspagens nas pinturas rupestres no seu interior, já há algum tempo que a Câmara de Oliveira de Frades como medida de precaução e conservação do património, mandou construir uma porta e encerrou o livre acesso ao interior do monumento.
Agora, só solicitando à Câmara ou ao Turismo mediante marcação, é que se poderá visitar este antiquíssimo templo sepulcral.
Assim, também nós demos com a porta fechada. É a vida!

Continua…

Sem comentários: