segunda-feira, 5 de outubro de 2009

29-08-2009 PR2 VALE DE CAMBRA (3)

À Nossa Srª. da Saúde por Caminhos de antigamente
Rede de Percursos Pedestres de Vale de Cambra


Santuário de Nossa Senhora da Saúde

Situado no alto da Serra do Arestal, no Lugar de Gestoso existia um pequeno nicho com as imagens da Virgem com o Menino e St.º António. Este local depressa se tornou exíguo para tantos Romeiros que aí afluíam, pelo que se decidiu construir, num local um pouco afastado uma capela em honra de N.ª Sr.ª da Saúde. Esta primeira ermida, data do século XVIII, sendo reconstruída em 1782, como nas referência a lápide que se encontra actualmente na sacristia e onde se lê: ESTA CAPELLA MAN DOV FAZER O Pe.GONCALO MARTINS A SVA CVSTA 1782. Primitivamente era uma ermida simples, composta de corpo e santuário e uma pequena sacristia. Ampliada em 1840 por um legado do então reitor da Freguesia, Padre José dos Santos Figueiredo, em 1893 construiu-se o Adro a expensas de A. J.S. Pinheiro e A.C.P. de Almeida, de Codal, em pagamento de uma promessa. O actual Santuário foi construído entre 1929 e 1935, aproveitando-se da antiga ermida apenas as fundações da parte posterior, sobre as quais se erguem a capela-mor e a sacristia. A nova ermida foi benzida a 13 de Agosto de 1936 pelo bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles, tendo-se já na altura construído o parque que rodeia o santuário. Arquitectonicamente a capela é composta por corpo e santuário, destacando-se a torre fronteira que mede 28m. Onze janelas permitem a iluminação interior, no qual se distinguem as imagens antigas, em calcário da oficina coimbrã, datadas do séc. XVIII, representando a Virgem com o Menino e St.º António. Ainda no interior vemos as paredes revestidas a painéis de azulejos representando cenas litúrgicas. Na sacristia conserva-se, o antigo retábulo do autor-mor, de talha dourada, decorada com ornamentos em forma de concha, datado de séc. XVIII. No exterior, o cruzeiro - calvário liga-se ao santuário através de avenidas, onde se encontram as estátuas dos quatro evangelistas, a do Cristo - Rei, da Virgem, da Fé, da Esperança, da Caridade e de S. Miguel. Do lado direito da Capela um coreto em ferro forjado.
Textos (resumo): J.Freg. S.Pedro de Castelões

Praia Fluvial de Burgães

Está localizada a cerca de 1km do centro de Vale de Cambra e é umas das zonas balneares mais antigas e mais procuradas do Município e de toda a região.
A Praia Fluvial de Burgães, na freguesia de S. Pedro de Castelões, é um local de passagem obrigatória nos meses de Verão e tem alturas que regista grandes afluências de turistas de passagem e das gentes locais.
A paisagem envolvente, ao longo da bacia do Rio Caima é de enorme beleza natural, onde predomina a cor verde exuberante, sobranceira às montanhas que dá ao lugar um ambiente bucólico.

Está equipada com zona de lazer, arrelvada, areia, parque infantil, balneários, campos de jogos, café e esplanada.
É vigiada desde o primeiro dia de Junho até 30 de Setembro.
A Autarquia procedeu à recuperação dos moinhos de água ali localizados, transformando-os em espaços de lazer e de cultura. Num deles já está instalada a Sede Social do Clube Desportivo Académico de Burgães.
Pela sua beleza, acessibilidade e infra-estruturas básicas, é um lugar que recomendamos a todos que gostam de passar agradáveis momentos à beira rio.

Continua…

Sem comentários: