segunda-feira, 5 de outubro de 2009

29-08-2009 PR2 VALE DE CAMBRA (4)

À Nossa Srª. da Saúde por Caminhos de antigamente
Rede de Percursos Pedestres de Vale de Cambra


O Moinho da Casa de Areias
(Junto á Ponte Medieval dos Coronados)

Terminada a caminhada e após contemplarmos a Igreja Matriz de S. Pedro, fomos visitar o Moinho da Casa de Areias, próximo à Ponte dos Coronados.
A proprietária, Dª Helena, muito simpática e orgulhosa deste engenho com mais de 150 anos, que herdou dos seus antepassados, autorizou a visitarmos demoradamente esta maravilhosa relíquia da arte da moagem, que nesta época do ano, em virtude do menor caudal do Rio Caima, se encontrava apenas com um moinho a funcionar, triturando milho para alimentação dos pintos que por estas bandas muita gente cria nas capoeiras dos seus quintais.
A visita ao moinho é para nós sempre um momento de fascínio e de admiração por quem, ás vezes com tanto esforço mas, com muito amor pela arte, teimam em preservar este património e não deixar que estes métodos artesanais com tradição muito antiga enraizada em Portugal, caiam em definitivo desuso e desapareçam para sempre.
Bem Hajam!
Muito Obrigada Dª. Helena, pela simpatia e amabilidade que nos proporcionou, sem esquecermos a promessa que na próxima visita já esteja o outro moinho a moer farinha
para pão e provarmos da tão afamada e saborosa boroa caseira desta região.

Pontes Medievais da Freguesia

Esta Freguesia é atravessada por vários rios, sobre os quais existem várias pontes. A de maior interesse é talvez a Ponte dos Coronados, uma Ponte Medieval, em granito trabalhado, apoiada em dois arcos desiguais. Está lançada sobre o Rio Caima, próximo da confluência deste com o Rio Vigues.
Uma outra ponte interessante é a Ponte de Coelhosa, também em pedra, sobre o Rio Vigues.
De referir ainda a Ponte da Praia Fluvial de Burgães, conhecida das gentes locais por “Ponte velha de pau”.

Continua…

Sem comentários: