segunda-feira, 10 de maio de 2010

Trilho da Carvalheira de Abedim (1)

7km/Circular – Local: J.F. de Abedim
REDE DE PERCURSOS PEDESTRES DE MONÇÃO


Olá Amigos

Já há algum tempo que queríamos continuar a falar-vos de trilhos pedestres que temos vindo a percorrer, mas tal não tem sido possível.
Vamos hoje dar conta dum percurso pedestre deslumbrante:

O “Trilho da Carvalheira de Abedim”

É um percurso essencialmente de âmbito Ecológico e Paisagístico, inserido numa zona florestal, onde para além das povoações e suas gentes, cursos de águas cristalinas da Bacia Hidrográfica do Rio Gadanha e alguns monumentos, este trilho assenta predominantemente numa autóctone floresta deslumbrante de carvalhos alvarinho e negral. Situados nas alturas da montanha, envolvente aos bosques sobressai as aldeias de Gandrachão e Pereiro, perfeitamente encaixadas entre socalcos, veigas e várzeas verdejantes e produtivas. Relevo também para costumes e tradições que se mantêm no dia a dia dos seus habitantes, especialmente a criação de gados e a pastorícia que lhe está ligada.

O Clube Celtas do Minho, que sinalizou o percurso, faz-nos uma descrição sintetizada da localização do trilho e dos seus pormenores de interesse, nomeadamente paisagísticos:

«Partindo da sede do município, segue-se pela EN 101 em direcção a Arcos de Valdevez. Ao km 13,1 vira-se à direita pela Estrada Municipal 1106 em direcção a Abedim e segue-se até ao lugar de Paraisal. O Início do percurso encontra-se situado junto à sede da Junta de Freguesia de Abedim. O Trilho da Carvalheira de Abedim é um percurso de âmbito Ecológico-Paisagístico, inserido numa zona densamente arborizada, constituída maioritariamente por carvalhos. Percorre uma distância de 6,7 km e tem uma duração aproximada de 02h30m. Apresenta um nível de dificuldade fácil/moderado, com cotas mínimas a rondar 300 metros e máximas 500 metros de altitude. A área onde se encontra o percurso é rasgada por várias linhas de água, as quais fazem parte da bacia hidrográfica do rio Gadanha, favorecendo a proliferação do coberto vegetativo e de espécies animais a ele associadas. (...)
Além do Trilho da Carvalheira, a freguesia montanhosa de Abedim, no designado Vale do Gadanha superior, tem outros motivos de interesse com potencial para satisfazer a curiosidade do caminheiro, nomeadamente, a Aldeia de Gandrachão e o Castelo da Penha da Rainha, cabeça do julgado do mesmo nome, cuja área abrangia o actual concelho de Monção até ao rio Mouro, a terminar em Merufe. Da importante fortificação podem ainda ver-se breves marcas de uma cerca e, sobre num morro rochoso os alicerces da torre de menagem.»

Continua...

Sem comentários: