segunda-feira, 10 de maio de 2010

Trilho da Carvalheira de Abedim (4)

7km/Circular – Local: J.F. de Abedim
REDE DE PERCURSOS PEDESTRES DE MONÇÃO

A Ecopista do Rio Minho

Já lá vão alguns anos que percorremos a “Ecopista Rio Minho” mas nunca é demais relembrar este agradável e maravilhoso espaço propício para caminhadas no Minho.
Julgamos estar para breve a construção dos quilómetros que restam (6km ?) na área de jurisdição do concelho de Monção e que falta transformar em ecopista, perfazendo a ligação total de Monção a Valença e vice versa num total de 14 kms. Na impossibilidade (?) de voltarem a circular comboios nesta antiga via, julgo ter sido ao menos este o melhor aproveitamento, aproximando os dois concelhos por um corredor ou “via-verde”, com repercussões turístico/desportivas ambiciosas e prósperas para ambas as partes.
A Ecopista “Rio Minho”, de Valença a Monção, é uma ecovia na margem do Rio Minho e naquela que era a antiga linha do caminho-de-ferro.
A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta e outros, como patins em linha e skate, e veio reforçar a oferta turística da região.
O percurso da ecopista, perfeitamente inserida num corredor do Vale do Minho, para além duma fascinante caminhada, proporciona vistas deslumbrantes para o Rio Minho, afluentes e veigas, bem como sobre a Praça-Forte de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela, onde fizemos um ligeiro desvio para visitar mais ao pormenor, assim como às pesqueiras, regressando depois à ecopista. No Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia à entrada de Valença, podemos ver registos da biodiversidade envolvente da região e nas antigas estações as memórias da velha linha e das máquinas a vapor, deste extinto troço do caminho de ferro português.
A “ECOPISTA RIO MINHO” foi inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004, na presença do então Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Eng. Jorge Borrego e Dr. José Luís Serra, Presidente da Câmara de Valença. Por se encontrar localizada junto às fronteiras com Espanha, é igualmente muito frequentada por estes, que atravessam o internacional Rio Minho ou “Pai Minho” e tal como dos portugueses também tem merecido rasgados elogios dos Caminheiros galegos e das pessoas que vulgarmente a frequentam.
Não é por isso de estranhar que no ano passado tivesse sido distinguida com o prémio «European Greenways Award/2009» atribuído às “Ecovias” como percurso alternativo de transporte, espaço de lazer e convívio entre as populações, com inerentes vantagens para o ambiente e a qualidade de vida nas cidades europeias.

Continua...

Sem comentários: