segunda-feira, 10 de maio de 2010

Trilho da Carvalheira de Abedim (5)

7km/Circular – Local: J.F. de Abedim
REDE DE PERCURSOS PEDESTRES DE MONÇÃO


Museu Ferroviário de Valença

Quando percorremos a Ecopista, logo pela manhã visitamos o “Espaço Museológico de Valença”, que funciona nas antigas instalações da cocheira de locomotivas da Linha do Minho.
Foi para nós uma visita importante, onde podemos apreciar entre o rico espólio, a “Locomotiva 23” de 1875, carruagens e furgão de 1888/91, bem como um “Quadriciclo a pedal” dos anos 30, que aqui vos deixamos algumas fotos de recordação.
O nosso entusiasmo foi tal que viríamos algumas semanas depois a visitar o Museu Ferroviário de Lousado, num culminar de conhecimento mais profundo da história do comboio em Portugal. Oportunamente aqui deixaremos testemunhos deste importante espaço museológico, que faz parte duma rede com enorme qualidade de Museus Ferroviários em Portugal, onde para além de Valença e Lousado, se incluem também pela sua importância os de Arco de Baúlhe, de Bragança, Chaves, Estremoz, Macinhata do Vouga, Lagos e Santarém.
Nunca é demais lembrar que a implementação do comboio em Portugal e a sua consequente contribuição para o desenvolvimento económico e social do nosso país, se deve a três importantes pioneiros do “período da regeneração”: a Rainha Dª Maria II, o Rei D. Pedro V e o Ministro das Obras Públicas, António Maria Fontes Pereira de Melo. O primeiro comboio a circular em Portugal foi no ano de 1856, entre Lisboa e o Carregado.

Aproveitamos para agradecer ao Pedro Zuquete, um conhecedor apaixonado pelos comboios, as fotos e documentários que nos tem enviado.

Até à próxima
Beijinhos

Sem comentários: