quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PR5 Trilho da Ponte de Ferro (B)

N'TRILHOS
PERCURSOS PEDESTRES DE ÁGUEDA

A caminhada

Soubemos pelas notícias do Município que na inauguração estiveram mais de 250 participantes para a abertura do 5º trilho pedestre de Águeda. Como não nos foi possível estar presente, escolhemos um sábado de temperatura amena de Julho e viemos os três percorrê-lo.
O Trilho da Ponte de Ferro aproveita um espaço natural em Rede Natura 2000 de uma elevada biodiversidade. A proximidade do trilho ao Rio Águeda, revela aspectos de paisagem ribeirinha bucólica que devemos conhecer, divulgar e preservar.Tal como indica o folheto, iniciamos no Largo dos Santos Mártires, junto à Igreja Matriz de Travassô. Calcorreamos a Rua Padre Camelo e após 1km chega-se ao belo e extenso Parque da Senhora do Amparo. Daqui à Ponte de Ferro são 1,7km, caminhando próximo à linha do caminho de ferro do Vouguinha, avistando nas proximidades os ninhos das cegonhas encimados nos postes.

Junto à Ponte de Ferro, o caminheiro depara-se com a calma e serenidade do Rio Águeda e do "Rio Velho", este último um canal artificial de águas paradas. Seguindo agora pelo caminho de terra batida ao longo da margem direita do Rio Águeda, acompanham-nos esses sons naturais dos peixes que saltam do rio e nos anzóis das canas dos pescadores desportivos, as melodias do cantar das aves, o coachar das rãs e o zumbido dos insectos nos choupos que simbolizam uma rica biodiversidade local. É na realidade tudo belo e agradável aos nossos olhos, quer os fragmentos de bosques que atravessamos, assim como as veigas de frondoso e promissor milho ainda verdejante, que noutros tempos parte era paga como tributo ao Convento de Grijó. Livres e emitindo estrinidos gritantes as aves de rapina plainam no céu, e na "Volta" as bateiras estão agora sem caudal para navegar e atracadas nas margens do Águeda. Os barcos a remo e os desportistas movimentam-se junto à foz do Rio Cértima, na Ponte de Requeixo, que a Pateira de Fermentelos é... logo ali à frente. Depois destes maravilhosos momentos, voltamos a atravessar a Linha do Vouga e enveredamos para uma cota mais alta, pelas matas de eucaliptal e os característicos solos de vermelho barro, aproximando-nos novamente da povoação, que pelas Ruas do Rêgo e da Póvoa nos levam outra vez à Igreja Matriz e ao início deste encantador trilho pedonal.

Continua...

Sem comentários: